O que é microagulhamento? Nessa matéria, vamos te mostrar detalhadamente como funciona o processo de microagulhamento. Em nosso site Ambiente de Mulher, disponibilizamos diversos conteúdos exclusivos ligados ao universo feminino. Uma das técnicas que tem tido muita demanda é sobre o microagulhamento, suas indicações, resultados obtidos… Por isso, trouxemos esse conteúdo tendo como base os ensinamentos do Michel Santana da Estetik cursos EAD.
Bora aprender mais um pouco sobre a técnica de microagulhamento?!
O que é microagulhamento?
O microagulhamento é uma técnica utilizada para estimular os fibroblastos a produzir colágeno e elastina. Para que isso aconteça é necessário realizar micro lesões na pele utilizando micro agulhas. O procedimento realiza a estimulação de neocolágeno e neoangiogênese, maior circulação, vascularização, levando nutriente a pele, deixando mais luminosos, hidratados e conseqüentemente rejuvenescida.
Isso acontece devido ao processo natural da pele em se recompor libera F.C (fatores de crescimento) tais como:
- TGF – ALFA E BETA
- PBGF
- FGF
- VEGF
- IGF
- EFG
Que são formas menos estrutura das fibras elástica e colágena, neovasos que preencherão cicatrizes atróficas depressões e rugas. Todos esses FC (Fatores de Crescimento) são responsáveis pela cura de ferimentos por aumentar as taxas de proliferação epidermal e aceleração do nível de contração do ferimento relacionado com a proliferação de miofibroblastos e a deposição do colágeno.
O microagulhamento é um procedimento no qual, conseguimos uma penetração de 40 a 500 vezes mais do que qualquer outro procedimento para os seguintes casos:
- Rejuvenescimento
- Reestruturação capilar
- Crescimento de cabelo
- Queda de cabelo
- Remoção de cicatrizes pós-cirurgia
Para a realização do procedimento é usado geralmente um e um cilindro de agulhas, que pode conter de 120 a 540 micros agulhas, dependendo do caso, de que geram centenas de micro canais na pele. Isso faz com que aumente a permeabilidade cutânea, além de estimular os fibroblastos a produzirem mais colágeno para restaurar o Tecido Conjuntivo.
A frequência na realização do procedimento de microagulhamento depende muito do resultado que se deseja ou estilo de vida do cliente. Podendo ser semanal, quinzenal ou mensal para um bom aproveitamento da técnica.
Microagulamento para que serve?
O procedimento de microagulhamento serve basicamente para combater os seguintes tipos de problemas:
- Rugas
- Flacidez
- Estrias
- Manchas
- Queda e crescimento de cabelo
- Poros dilatados
- Foto envelhecimento
- Oleosidade excessiva
- Acne
Para quem não é indicado o procedimento? Existe um grupo de pessoas que não é indicado a aplicação da técnica. Entre os tipos de pacientes que não é recomendável para a aplicação do microagulhamento podemos destacar:
- Queloides
- Herpes
- Gestantes
- Diabetes sem controle
- Pessoas com dificuldade de cicatrização
- Quem fez uso AAS (ante agregante plaquetário)
Antes de realizar o procedimento:
Antes de você realizar o microagulhamento, você deve verificar junto ao seu esteticista uma avaliação. Nessa avaliação técnica, o profissional irá realizar uma espécie de entrevista, para entender suas necessidades e também seu estado de saúde.
Como já disse anteriormente, existem alguns pacientes que não é indicado a realização do microagulhamento. Entre eles podemos citar:
- Queloides
- Herpes
- Gestantes
- Diabetes sem controle
- Pessoas com dificuldade de cicatrização
- Quem fez uso AAS (ante agregante plaquetário)
Cuidados com a pele antes do microagulhamento:
Passo a passo para a realização do microagulhamento:
- Limpeza de pele profunda
- Hidratação profunda da pele
- Revitalização da pele com associação de ativos fundamentais como Vit. C, ácidos de baixa concentração, ativos normalizadores da pigmentação, sempre respeitando a queixa da cliente e necessidade da pele
- Microagulhamento com uso de fator de crescimento
Cuidados após o microagulhamento:
Após o procedimento de microagulhamento, é comum que a pele esteja apresentando vermelhidão, ardor descamação e sensibilidade ao frio e ao calor e consequentemente, ao sol! Como devo agir depois de entendermos o que é microagulhamento e realizarmos o procedimento?
- Evitar exposição ao sol nos próximos 30 a 45 dias para evitar manchas na pele
- Interromper o uso de qualquer ácido na pele – Como você já deve ter sido orientado pelo seu dermatologista e/ou esteticista, antes mesmo de realizar o procedimento e permanecer nos dias posteriores
- Usar protetor solar por até 12h após ter realizado o microagulhamento
- Usar protetor solar diariamente após esse período
- Hidratar muito bem a pele para auxiliar na recuperação
- Usar creme hidratante com vitamina C
Pingback: Especializações em estética: Veja opções para trabalhar como esteticista