You are currently viewing O que é melasma: Guia com causas e tratamento para melasma

O que é melasma: Guia com causas e tratamento para melasma

No decorrer dessa matéria vamos explicar o que é melasma, suas principais causas e os tipos mais comuns de tratamento. Esse tipo de conteúdo foi desenvolvido especialmente para profissionais de estética ou pessoas que estão com melasma.

O que é melasma e como ele surge?

O melasma é caracterizado por uma hiperpigmentação cutânea que causa machas com a tonalidade variadas na pele. Essas manchas são mais comuns nos rosto, mas podem aparecer também no pescoço, colo e braços. Esse tipo de tipo de problema, ocorre com mais frequência em mulheres com idade fértil. Mas, ainda sim, podemos encontrar homens em homens.  

O que é melasma - curso de BB GLOW estetik cursos ead - tratamento para melasma com BB GLOW - resultados tratamento de melasma com BB GLOW - Resultados Curso de BB GLOW
Manchas de melasma no rosto de paciente em tratamento estético

As machas que surgem na pele em decorrência do melasma podem ter ser de tonalidade escuras ou acastanhadas. O formato das machas geralmente é irregular. Geralmente, o surgimento é nas maças do rosto, nariz testa, e na região dos lábios superiores.

As causas para o surgimento do melasma podem ser variadas. Mas, alguns dos casos em que existe o surgimento de melasma em mulheres está relacionado a utilização anticoncepcionais ou a gravidez. Em ambos os sexos, podemos observar o surgimento do melasma devido a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Mas, ainda sim existem temos que considerar os fatores hormonais, e a genética do paciente.

 

Tratamento para melasma

Depois de entendermos o que é melasma é chegado o momento de pensarmos em um tratamento para melasma. Isso pode variar já que depende do caso e da intensidade. O mais indicado, é procurar um profissional capacitado e de confiança, para realizar uma avaliação do caso. Um tratamento estético / dermatológico aplicado de maneira equivocada pode agravar o problema!

Alguns dos principais tratamentos para o melasma são:

PEELINGS – O tratamento para melasma usando a técnica a base de peeling clareia a pele de forma gradual. Existem variados tipos de peelings, alguns que são leves e superficiais e outros que atingem camadas mais profundas da pele. A escolha depende muito do caso em que se enquadra o paciente.

BB GLOW – É uma técnica coreana muito utilizada por esteticistas, que tem como foco uniformizar o tom natural da pele. A agressão causada pelo BBGLOW provoca uma inflamação (que se recupera) estimulando a produção de colágeno natural, produzindo uma nova camada de pele. No vídeo a baixo você pode acompanhar um pouco do processo e os resultados obtidos por nossas alunas no curso de BB GLOW

TRATAMENTO A LASER – O laser é uma ótima opção para tratamento de pele. Agindo inclusive, no tratamento de acnes.  O laser libera uma onda de calor sobre a pele, dessa forma ele destrói o pigmento de melanina. Esso tipo de tratamento para melasma, geralmente é indicado é indicado em casos mais avançados e profundos.

MICROAGULHAMENTO –  O tratamento com a técnica de microagulhamento consiste em realizar a perfuração da pele com microagulhas.

o que é microagulhamento - conheça os benefícios do microagulhamento - o pre e o pos microagulhamento
Procedimento de microagulhamento

Isso faz com que haja a estimulação para a colágeno e circulação de sangue na pele. Esse procedimento pode ser útil para diminuir algumas manchas na pele como as do melasma e também age como um fator de rejuvenescimento reduzindo rugas. Dica de leitura, confira: matéria sobre o microagulhamento.

Tratamento para melasmas caseiro

Uma das principais dúvidas que podemos ter é se existe alguma forma de tratamento para melasma caseiro. Por esse motivo, eu trouxe alguns cuidados que podem ser realizados em casa para tratamento do melasma. Mas, sempre lembre-se de passar por uma avaliação profissional!

Protetor solar – Sem sobra de dúvidas, a proteção solar é um dos fatores importantíssimos para a saúde da pele. Usar o protetor solar será uma maneira efetiva de proteger a sua pele contra os raios solares ( que muitas vezes são causadores de melasma ). O fator de proteção do protetor deve ser de no mínimo de 15 FPS e usado todos os dias, mesmo que que o dia esteja nublado ou que a pessoa permaneça em locais fechados.

tratamento caseiro para melasma - cuidados caseiros com melasma - curso de BB GLOW estetik cursos ead - estetik cursos ead

Evitar exposição ao sol e fontes de calor – Proteger do sol é importante, mas evitar a exposição solar e a fontes de calor também é muito indicado para quem tem melasma. Já que esse tipo de exposição pode contribuir para a pigmentação da pele.

Bepantol derma – Aplicação do Bepantol na macha de melasma pode ajudar na regeneração da pele inflamada e evitar novas manchas. O Bepantol contém em sua formulação vitamina B5 que age contribuindo para a hidratação da pele.  

This Post Has One Comment

  1. israel-lady.co.il

    Im very pleased to find this site. I need to to thank you for ones time for this particularly fantastic read!! I definitely really liked every part of it and I have you bookmarked to see new information on your site.

Deixe um comentário