O que causa acnes? Essa é uma pergunta que pode ter várias respostas dependendo de vários fatores. Mas, pode ficar tranquilo (a) que ao longo dessa matéria a página Ambiente de mulher vai detalhar para você os cuidados essenciais para o tratamento de acne. Nosso site tem como foco, trazer informações técnicas para profissionais de estética e cosmética. Vem com a gente?!
O que causa acnes?
As causas para o aparecimento de acnes são principalmente, por:
- Fechamento folicular com sebo e queratinócitos
- Colonização dos folículos por Propionibacterium acnes (um anaeróbio humano normal)
- Liberação de múltiplos mediadores inflamatórios
- Na adolescência – A manifestação das acnes nesse período, pode se dar por hormônios sexuais masculinos ou andrógenos produzidos por homens e mulheres. Isso faz com que ocorra uma elevação dos níveis hormonais, provocando o aumento da produção de gordura pelas glândulas sebáceas da pele.
Você pode estar se perguntando como acontece o fechamento com sebo queratinócitos? Isso acontece quando aumenta a produção de sebo pelas glândulas sebáceas causando a oclusão do óstio folicular. Consequentemente, leva ao excesso de sebo que leva a proliferação da bactéria, causando que causa a inflamação do folículo pilossebáceo.
As acnes podem ser classificas segundo os graus de intensidade:
- Grau I: Cravos sem lesões inflamatórias
- Grau II: Poucas lesões inflamatórias
- Grau III: Cravos e maior quantidade de lesões inflamadas: pápulas, pústulas e cistos;
- Grau IV: Cravos e lesões muito inflamadas e dolorosas: pápulas, pústulas, cistos e nódulos. Também chamada de acne conglobata;
- Grau V: nódulos e cistos que aparecem de forma rápida e ulceram, acompanhados de febre, dor no corpo e mal estar. Forma grave de acne, também conhecida como acne fulminans ou maligna estar. Forma grave de acne, também conhecida como acne fulminans ou maligna.
Qual é a diferença entre espinha e acne?
Geralmente, as pessoas podem ter dúvidas em relação a diferença entre espinhas e acnes. Isso é bastante comum, e talvez, você aí do outro lado da tela pode estar se fazendo exatamente a mesma pergunta! Por esse motivo, inserimos esse tópico na matéria.
As espinhas são um tipo de acne, mas, são caracterizadas pela existência de lesões e/ou pus. As espinhas podem ser consideradas acnes, mas, a acne não é necessariamente espinha.
Tratamento de acne
Para que possamos tratar, devemos saber exatamente o que causa acnes e qual a gravidade das lesões no paciente. Por esse motivo, devemos realizar uma “investigação” para direcionar o melhor tratamento.
Mas, uma existe uma recomendação muito simples e eficaz para evitar acnes! A recomendação para limpeza adequadamente é um fator importantíssimo na prevenção de acnes.
Os tratamentos de acnes mais comuns são:
Peelings químicos – Visa a aplicação de ácidos sobre a pele para que haja a retirada das camadas danificadas e posteriormente o crescimento de uma nova camada de pele sem a presença de acnes.
Dermoabrasão – Esse método tem como objetivo suavizar as acnes através uma espécie de raspagem cirúrgica e deve ser realizado apenas por profissionais habilitados.
Laser e tratamentos de radiofrequência – Esse método é geralmente utilizado para combater cicatrizes provocadas por acnes. O tratamento se baseia em promover o aquecimento simultâneo nas regiões superficiais (derme) e profundas (hipoderme). Isso faz com que aconteça reações metabólicas e estruturais, como a contração das fibras de colágeno e a retração da pele, a neocolagênese e o aumento da circulação sanguínea e linfática, melhorando o aporte de nutrientes e oxigênio das células.
Remédios antibióticos: Esses remédios podem ser de uso tópico ou oral. A principal função dos remédios é diminuir a quantidade de bactérias presentes nas acnes / espinhas.
Tratamento de acne caseiro:
O que causa acnes em você é um processo interno que em alguns casos pode ser tratados em casa. Mas, lembre-se de sempre consultar um médico e realizar avaliações para que não haja o agravamento do seu quadro clínico.
Limpeza da pele – Lavar a pele com cuidado utilizando um sabonete neutro e água morna duas vezes ao dia ajuda para que não haja piora no quadro.
Cremes: Prescritos pelo seu esteticista ou dermatologista, para que haja a desobstrução dos poros. Muitos desses cremes tem nas formulações derivados da vitamina A.
Evitar fricção e/ou espremer: Se você tem acne deve evitar a fricção ou mesmo espremer a área isso pode irritar ainda mais a sua pele. Proteja a sua pele do contato com itens como telefones, capacetes ou qualquer outra coisa que possa entrar em contato de forma a irrita-la.
Pingback: Especializações em estética: Veja opções para trabalhar como esteticista